Dois homens perdem a vida a tentar salvar as suas casas. Saiba o que aconteceu


Alerta em Leiria: Segunda morte em telhados só este sábado eleva para 8 o número de vítimas da tempestade 'Kristin'

O balanço da depressão Kristin em Portugal tornou-se ainda mais negro este sábado, 31 de janeiro. Em apenas algumas horas, dois homens perderam a vida no distrito de Leiria enquanto tentavam reparar os danos causados pelo mau tempo nos telhados das suas habitações. No total, a tempestade já provocou oito vítimas mortais em todo o país.

Tragédia em dose dupla: Alcobaça e Batalha

O segundo acidente fatal do dia ocorreu por volta das 17h30, em Bárrio, Alcobaça. Um homem de 66 anos caiu de um telhado na Rua Quinta de Fora. Apesar da rápida chegada dos meios de socorro, o óbito foi declarado no local.

Apenas algumas horas antes, ao início da tarde, a tragédia tinha batido à porta de uma família na Batalha. Um homem de 73 anos também não resistiu a uma queda de altura enquanto procedia a reparações na cobertura da sua casa.

GNR lança alerta urgente: "Deixem para os profissionais"

As autoridades estão em alerta máximo e a GNR já emitiu um aviso direto à população. A maioria destas mortes acontece por excesso de confiança ou falta de equipamento de segurança básico.

  • Evite subir a telhados: A estrutura pode estar fragilizada pela chuva e vento.

  • Segurança obrigatória: Se for estritamente necessário subir, utilize cordas de segurança (linhas de vida) e calçado antiderrapante.

  • Contrate especialistas: O conselho das autoridades é claro: deixe estas reparações para profissionais qualificados.

O rasto da 'Kristin'

Com estas duas mortes, o número de vítimas diretas da tempestade sobe para oito. Entre quedas de árvores, inundações e acidentes em reparações, a depressão Kristin está a revelar-se uma das mais letais dos últimos anos em Portugal.

Comentários