Nuno Markl e a dura recuperação após AVCs: "A luta é conseguir mexer os dedos"

Cerca de dois meses após ter sofrido dois AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) em novembro passado, Nuno Markl continua a dar lições de otimismo. O radialista da Rádio Comercial, que permanece internado, fez uma intervenção emocionante na emissão desta quarta-feira, 21 de janeiro, para atualizar os fãs sobre o seu estado de saúde e os desafios que enfrenta diariamente.

"Dobrar colheres com a mente": O desafio da mão esquerda

Embora já consiga caminhar com segurança crescente, a grande batalha de Markl trava-se agora na motricidade fina. Com o seu humor característico, o criador de "O Homem Que Mordeu o Cão" descreveu o esforço para recuperar o movimento dos dedos da mão esquerda:

"A grande luta é para conseguir mexer os dedos da minha mão esquerda, que às vezes parece que estou a tentar dobrar colheres com o poder da mente", brincou, provocando gargalhadas nos colegas de equipa.

O regresso a casa e o reencontro "explosivo"

No passado domingo, 18 de janeiro, Markl teve uma breve autorização para visitar a sua casa. O radialista confessou que temia a reação emocional ao entrar no local onde tudo aconteceu, mas a alegria acabou por superar o trauma. O destaque do dia foi o reencontro com as suas cadelas, que descreveu como um momento "explosivo de alegria" ao ser literalmente "soterrado" pelos animais.

Uma lição sobre acessibilidade em Portugal

Nem tudo foi positivo nesta saída temporária. Ao deslocar-se para votar numa escola perto de casa, Nuno Markl confrontou-se com a dura realidade da falta de acessibilidade para quem circula em cadeira de rodas.

O radialista lamentou o estado dos passeios em Portugal, revelando que teve de circular pela estrada com o filho, Pedro, e o amigo Filipe Melo a empurrarem a cadeira:

"Foi uma lição daquelas que eu não esperava. Foi alucinante o quanto este país, as Câmaras e as Juntas de Freguesia não pensam nisto", desabafou, sublinhando que é preciso passar por estas dificuldades para perceber o isolamento a que muitas pessoas estão votadas.

Nuno Markl garante que se mantém "otimista" e "bem-disposto", muito graças à onda de carinho que tem recebido do público. A recuperação continua no hospital, sem data prevista de alta definitiva, mas com passos firmes rumo à vitória.

Comentários