Marisa Liz Fala Sobre Diagnóstico de PHDA: “Transformei a Minha Incapacidade em Superpoderes”
Aos 42 anos, Marisa Liz voltou a abrir o coração e a falar sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), diagnosticada quando tinha 34 anos. A cantora, vocalista dos Amor Electro, confessou que desde criança sentia uma “inquietação mental” que nunca soube explicar.
Em entrevista a Catarina Marques Rodrigues, no programa Dona da Casa da Antena 3, Marisa Liz recordou como a escola foi um período doloroso:
“Os primeiros anos da primária e do secundário foram horríveis. Para além de lidar com a morte do meu pai, que aconteceu quando eu tinha apenas oito anos, não conseguia focar-me nas aulas, nem entender muitas expressões das pessoas”, contou.
A cantora recordou ainda os comentários que ouviu na infância:
“Diziam que eu não aprendia porque não queria. Mas eu queria, simplesmente não conseguia. Cheguei a acreditar que era burra, até perceber que em algumas áreas, como a música, era acima da média.”
Da “incapacidade” aos “superpoderes”
Marisa Liz explicou que só após os testes que confirmaram a PHDA começou a entender melhor a sua forma de pensar e agir.
“Eu achava que tinha de ter alguma coisa. Fazia um esforço enorme para coisas simples. Quando recebi o diagnóstico, foi um choque para mim, mas não para os meus amigos ou família. Hoje vejo o lado bom e os ‘superpoderes’ que isto me traz.”
A artista acredita que a PHDA também lhe deu capacidades únicas:
“Tenho uma grande facilidade em encontrar soluções rápidas para problemas. Sou rápida emocional e racionalmente a adaptar-me quando algo falha.”
Reflexão Final
A história de Marisa Liz mostra-nos que um diagnóstico não define quem somos. Pelo contrário, pode ser o primeiro passo para transformar desafios em forças únicas. Talvez o maior “superpoder” de todos seja aceitar-nos exatamente como somos.
Grande senhora cada um tem que viver com o que herda-mos, já o meu falecido pai dizia não se herdam só os campos, mas temos que lutar pela vida enquanto cá estamos seja feliz e viva o nosso SLB.
ResponderEliminarTambém tenho PHDA e sinto o mesmo
ResponderEliminarObrigada
ResponderEliminarForça Mariza porque quem é benfiquista nunca desiste um grande beijinho de porto salvo
ResponderEliminarFelicidades
ResponderEliminarQuerida Mariza, gosto muito de si, das suas canções. Desejo-lhe muita saúde e alegrias. Beijinhos
ResponderEliminarQuerida Mariza, gosto muito, muito de si, adoro as suas canções, desejo-lhe muita saúde, as maiores felicidades, muita coragem. Beijinho.
ResponderEliminarTenho uma filha com esse diagnóstico desde os4 anos e queria tanto ser cantora mas eu axo que a sua voz e fraquinha mas há que acreditar
ResponderEliminar